Aprenda a cuidar do sorriso do seu paciente!

O sorriso é o nosso cartão de visitas, podemos mostrar que estamos alegres, cheios de saúde ou que estamos tristes e não estamos nos cuidando direito. Então, qual mensagem você acha que seu paciente quer passar para o mundo? Cheio de saúde e bem-cuidado, certo? É por isso que você não pode esquecer de cuidar do sorriso do paciente.

Inclusive, você pode concordar que a maioria dos seus pacientes costuma aparecer só quando tem algo o incomodando. E geralmente é a estética, ou seja, a apresentação de um sorriso bonito. Esse é um dos motivos (se não for o motivo número 1º pelo qual as pessoas têm procurado se cuidar. Em outras palavras, motivo pelo qual elas têm procurado você!

Quer saber o porquê do aumento dos cuidados com o sorriso? As selfies, sim, acredite. Afinal, elas estão estampadas em todas as redes sociais e ninguém gosta de aparecer feio nas fotos. É por causa delas que as pessoas começaram a prestar mais atenção na saúde do sorriso. A aparência deixou de ser algo apenas estético para demonstrar uma frente saudável ao mundo.

Portanto, você não pode ignorar o que seus pacientes desejam. Claro que é importante apontar tudo o que é referente à saúde da boca, mas foque no principal, escute o que seus pacientes querem em primeiro lugar. 

Continue acompanhando o conteúdo para entender um pouco mais sobre a importância dos cuidados com o sorriso!

sorriso-selfie-paciente-dentista-ortodontista

Qual o poder de uma selfie para o sorriso?

Como dissemos anteriormente, as pessoas estão procurando cuidar mais do sorriso porque ele faz parte da mensagem que querem mostrar ao mundo. E a prática de selfies tem mostrado às pessoas como as outras a veem.

Além disso, permitiu que as pessoas começassem a se conhecer muito mais. Analisar o próprio rosto, como é costumeiro fazer após tirar uma selfie, está relacionado à percepção seletiva.

Mas o que é isso? É quando começamos a prestar atenção em algo que antes era ignorado e que passou a incomodar ou a chamar atenção. Muito provável que você já tenha passado por isso, seja com uma foto, com uma roupa, com um lugar ou até mesmo com outra pessoa. Enfim, o que mudou foi a percepção das coisas ao redor.

Assim sendo, as pessoas começaram a reparar no sorriso de outras e a comparar com o seu. E quando identificam algo que gostam, querem para elas também. O mesmo vale para algo que as incomodam, vão tentar evitá-lo ou corrigi-lo. Aliás, a percepção seletiva é muito mais forte quando se trata de defeitos. Para cuidar do sorriso do seu paciente, você não pode se esquecer disso.

Então, qual o próximo passo para cuidar do sorriso?

Tendo o que já te disse em mente, você pode concordar que a percepção é algo um pouco pessoal. Isto é, o que parece bonito para seu paciente pode não parecer para você. Ele irá te procurar para cuidar do sorriso, mas especificamente para tratar daquilo que o incomoda.

Por isso, é importante escutar seus pacientes. Por ser algo pessoal e não necessariamente técnico, você pode não ver à primeira vista. Mesmo que você tire uma foto da boca do seu paciente ali na hora, o ângulo em que você a vê e que seu paciente vê no espelho são diferentes.

Uma dica que tenho para você é não posicionar a câmera diretamente para a boca, mas sim na linha dos olhos com o ângulo para baixo. Isso deixará a foto mais parecida o possível da visão que seu paciente tem.

O que você deve fazer?

Em primeiro lugar, você deve entender o que é certo e errado de um ponto técnico. Depois, compreender o que é certo/bonito para seu paciente. Por fim, avaliar o que é possível corrigir com a ortodontia antes de começar a cuidar do sorriso do seu paciente.

É possível que seu paciente esteja procurando por algo que seja da competência de uma reabilitação estética. Então, pode ser que haja um limite para a correção ortodôntica.

Além disso, você não pode esquecer dos parâmetros para a idade dos pacientes. Os tecidos perdem a tonicidade conforme o envelhecimento. Ou seja, os dentes incisivos superiores aparecem menos no sorriso, ao mesmo tempo que os inferiores ficam mais expostos.

Portanto, não é correto comparar o sorriso de uma pessoa de 28 anos com uma de 50 anos, porque se destoa no rosto. É por isso que não é possível fazer uma prótese, por exemplo, com uma característica que não corresponde à idade do paciente.

Então, vou falar mais uma vez, se lembre do que seu paciente quer e o que é possível corrigir com a ortodontia antes de cuidar do sorriso.

Gostou desse conteúdo?

Deixe um comentário e não se esqueça de acompanhar minhas lives no Instagram e Youtube!

Perfil do Instagram: https://www.instagram.com/dr.rogeriotupinamba/

Canal do Youtube: Rogerio Tupinambá – YouTube

Conheça um pouco mais sobre mim aqui.